Ler os Outros: Sim ou não ? - Luis Campos e Cunha

Num excelente artigo sobre os custos da "indecisão" europeia Campos e Cunha escreve:

"Com a crise das finanças públicas gregas duas soluções estavam à vista (e no meio não há nada): ou se deixava ir a Grécia à bancarrota ou se apoiava a Grécia a sair do problema. A primeira solução - deixar a gRécia ir à bancarrota - era uma solução possível (...) Os bancos alemães e franceses (e portugueses) tinham perdas avultadas mas haveriam de sobreviver. (...)
Outra alternativa era a Europa pensar que a Grécia podia sair da crise com ajuda europeia e com um programa de estabilidade orçamental. Evitando-se, neste caso, não só para os gregos os problemas drmáticos de uma bancarrota, mas também problemas sérios nos sistemas bancários alemães ou franceses. (...) O apoio, uma vez decidido, tem de ser muito claro e brutal para que o país deixe de ser esquartejado nos mercados. (...) Apoiar a Grécia de forma pouco decidida é apenas adiar o desastre, porque teria de voltar a pedir novo apoio europeu, mais tarde ou mais cedo. Pedir novo apoio, passa a ser visto como a prova provada do erro de apoiar da primeira vez e da incapacidade do país realizar o trabalho necessário. O populismo na Europa alimenta-se disto tudo e a Grécia irá à bancarrota com elevadissima probabilidade.
(...)
Estes erros volta-se agora contra o euro. Todos os dias vemos comentários, mais ou menos absurdos, sobre o colapso do euro."